crença e mover ♥

crença e mover ♥

segunda-feira, 15 de março de 2010

“A mulher que se preocupa em evidenciar a sua beleza anuncia ela própria que não tem outro maior mérito.” Julie Lespinasse
Ditadura da Beleza
Esse é um problema que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, sobretudo adolescentes e mulheres. Somos submetidos pela sociedade a um apelo a valorização da estética, e, muitas vezes, a busca pelo ‘corpo perfeito’, terá resultados negativos
A mídia nos diz que temos que ter certos padrões, e se estivermos fora destes, seremos infelizes. Basta ver as capas das revistas, que mostram mulheres com o corpo perfeito, e mesmo sabendo que este corpo foi produzido por programas de manipulação de imagem, como o Photoshop, ainda assim, ficamos nos comparando e colocando esse padrão inalcançável como objetivo.
Sem dúvida, um pouco de vaidade, o cuidado com a estética e a saúde, tem sua importância. Isso só se torna um problema quando há uma supervalorização desses aspectos.
Nos é mostrado imagens que pouco refletem os padrões reais da maioria da população,e isso tem feito literalmente, centenas e milhões de seres huumanos infelizes e frustrados.

Além de levar à baixa auto-estima, esta ditadura da beleza, pode levar a efeitos colaterais tais como, ansiedade, inadequação, e ainda à problemas mais complexos, como, a bulimia e a anorexia, doenças que podem causar a morte. Uma menina anoréxica que se identifica como ‘Anoréxica Próana’ escreve em seu blog:
“Mas a cada quilo perdido é uma junção de medo, alegria, pavor, descontrole que desaba sobre nós. Não sei mais se estou gorda ou magra, nem quero saber. Só é muito ruim quando as pessoas colaboram para que afundemos.“
Penso que uma forma de colaborar com isso, é aceitando quando as pessoas colaboram para que afundemos.“
Penso que uma forma de colaborar com isso, é aceitando os padrões da sociedade, que pedem a magreza exagerada, levando a casos como o citado.
Segundo pesquisas, mais de 98% das mulheres não se vêem belas. As brasileiras, por exemplo, estão entre as que têm a auto-estima mais baixa muito provavelmente em conseqüência do modelo de beleza imposto pela sociedade.
Outros estudos revelam ainda que a população feminina no Brasil, comparada com a de outros países, é a que mais se submete a sacrifícios pela "beleza". Isso inclui dietas sem acompanhamento profissional, atividade física até a exaustão, remédios sem prescrição médica, plásticas sem necessidade e tudo para alcançar o corpo perfeito.
Em minha opinião a beleza é importante, mas não a ponto de prejudicar a saúde para se encaixar nos padrões da sociedade. As pessoas são diferentes, e tem belezas diferentes, portanto não se deve mudar apenas para se igualar aos outros. Devemos gostar de nós mesmos, pois cada individuo é único. A beleza está nos olhos de quem vê

O sacrifício faz jus à causa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário